(11) 3017-8990 / (11) 2222-1260

Siga-nos nas redes sociais:

COLETA ONLINE FAÇA UMA COTAÇÃO
Flexibilidade logística: descubra como se destacar no mercado com esse diferencial

Flexibilidade logística: descubra como se destacar no mercado com esse diferencial

Os anos passam e o comportamento do consumidor muda cotidianamente, isso porque as tecnologias e novas possibilidades de consumo tornaram o público mais exigente e despertou necessidades que antes não existiam.

Com isso, as empresas enfrentam um grande desafio que implica diretamente no seu desenvolvimento: a flexibilidade.

O mercado é competitivo, volátil e diariamente é aquecido com inovações e possibilidades inéditas de consumo. Com isso, ser flexível aumenta as chances de espantar para bem longe a temida FALÊNCIA!

No ramo logístico essa flexibilidade deixou de ser importante e passou a ter um caráter essencial, já que por ser constituído de diversos processos para um serviço qualificado, proporcionar uma entrega flexível é um diferencial e tanto para um segmento tão importante à sociedade.

Quer aprender mais sobre flexibilidade logística, seus benefícios e como implantá-la na sua empresa? Vem comigo!

O QUE É FLEXIBILIDADE LOGÍSTICA?

Sabe-se que o serviço logístico é responsável por ações que vão muito além de apenas transportar de um lado para o outro, caminhões carregados de mercadorias. Esse mercado é competente para tratar de armazenamento, controle de qualidade de produtos e matérias-primas além de garantir que as necessidades de prazo e gerenciamento de estoque sejam feitos de maneira adequada.

Sendo assim, um serviço essencial e presente no dia a dia da população, a logística percebeu uma necessidade de atender às novas demandas e exigências do consumidor. É aí que surge a flexibilidade logística, que proporciona uma adaptação eficaz sem grandes impactos ou dificuldades.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA FLEXIBILIDADE LOGÍSTICA?

Diante de todas essas necessidades de adaptação, o objetivo da flexibilidade logística é tornar o serviço acessível às necessidades do consumidor e diferenciar a empresa transportadora de suas concorrentes. Ao tornar-se flexível, alguns benefícios acrescentam um diferencial e tanto à empresa. Tais como:

Agilidade de respostas — em situações de emergência é preciso ações positivas imediatas que resolvam os problemas. Ser flexível deu condições para que as transportadoras emitissem respostas ágeis diante de situações imprevistas.

Aumento de produtividade — fazer mais em menos tempo é a bola da vez para quem quer se destacar no mercado logístico, e a flexibilização desse serviço tornou isso possível. Produtividade é a missão de todo empreendedor que espera crescer e isso gera resultados exponenciais para a empresa.

Otimização de custos — a economia tem seus altos e baixos, e quando o custo do transporte é elevado, é preciso otimizar os custos. Desde manutenção até combustível, flexibilidade logística tornou as transportadoras capazes de qualificar os custos operacionais do serviço de entrega.

COMO IMPLANTAR? Levando em consideração os diversos processos que constituem o serviço logístico, confira algumas maneiras de como inserir na sua empresa esse diferencial e garantir que as necessidades dos seus clientes sejam supridas a tempo.

Flexibilidade na entrega Como já citado aqui no blog, um negócio não termina no ato da venda. O processo de entrega pode influenciar diretamente a experiência do consumidor com a marca. Por isso, qualificar esse serviço com agilidade e segurança pode tornar a fidelização do consumidor bem mais fácil. Invista no seu serviço de entrega, ela revela a importância do seu cliente para sua empresa, mostrando que ele é muito mais do que cifrões.

Flexibilidade no planejamento Se quiser economizar tempo, dinheiro e esforço, dedique-se ao máximo em seu planejamento estratégico. Faça estudo de mercado, análise da concorrência, necessidade do consumidor, possibilidades de investimento e garanta que a sua empresa tenha uma estratégia impecável e eficaz para os resultados esperados.

Flexibilidade nos processos

Tornar os processos — recebimento, armazenagem, controle e gestão de estoque, despacho e transporte — flexíveis irá otimizar, e muito, os resultados da sua empresa. Para isso, invista em softwares que tornarão essas etapas logísticas facilitadas e seguras. Isso também irá implicar na produtividade e otimização do tempo.

Fazer com que a logística da sua empresa seja flexível pode ser uma tarefa mais fácil do se imagina. Basta ter em mãos disposição para planejar, investir e adequar os processos, e tudo ficará de acordo com as necessidades do mercado.

VOLTAR