global@globalcargo.com.br

(11) 3017-8990 / (11) 2222-1260

Siga-nos nas redes sociais:           

Awesome Image
Awesome Image

Já parou para se perguntar a diferença entre a carga completa e a fracionada

DÚVIDA NA HORA DE ESCOLHER ENTRE A CARGA COMPLETA OU FRACIONADA

Entenda a diferença entre essas modalidades e escolha o transporte certo para a sua carga!
Já parou para se perguntar a diferença entre a carga completa e a facionada? Bom, saber das diferenças entre ambas é essencial no momento de tomar as decisões corretas a respeito do transporte que irá conduzir sua carga.

CARGA FRACIONADA

A carga fracionada é uma modalidade de entrega logística a qual se dedica a enviar pequenos volumes. Em um caminhão, são colocados os pedidos de vários clientes que sozinhos não seriam suficientes para ocupar todo o espaço do caminhão, essa atitude ajuda no aproveitamento total do caminhão. Deste modo, paga-se apenas pelo espaço que é utilizado dentro do veículo. Essa modalidade pode ser muito benéfica para os envolvidos: as transportadoras evitam arcar com a ociosidade, as empresas otimizam os custos e os clientes recebem os pedidos no endereço e prazo mesmo transportando pequenas quantidades.

CARGA COMPLETA

A carga completa — também conhecida como carga lotação ou carga cheia é a forma que caminhão é carregado apenas com pedidos de apenas um cliente. Isso pode acontecer devido ao grande volume transportado, restrições do cliente em relação ao compartilhamento do veículo e/ou urgência na entrega. É uma modalidade ótima para grandes empresas que precisam de agilidade no momento da entrega.

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE AS DUAS MODALIDADES

Como vimos até aqui, os conceitos entre as duas formas de transporte são bem diferentes. Isso não quer dizer que uma é melhor que a outra, mas sim que elas atendem a necessidades distintas de cada cliente, e é necessário analisar a mais correta a ser utilizada. Para que não haja problemas na hora de selecionar a forma de transporte correto listamos alguns fatores que devem ser levados em consideração no momento da escolha, confira:

Aplicações

Por transportar poucos volumes de pedidos, a carga fracionada costuma ser mais utilizada em operações chamadas de B2C (relação entre empresa e consumidor final). É o que acontece com os e-commerces: tais empresas atendem clientes espalhados em várias regiões do Brasil, por venderem seus produtos pela internet, o que inviabiliza o uso de apenas um veículo para a entrega, isso porque o custo se torna alto, o prazo extenso e mesmo assim acabam não fechando um caminhão por completo.

Já a carga completa está mais voltada para operações B2B (relação de venda entre duas empresas), dado o grande volume dos pedidos transportados de uma única vez. Os principais exemplos são:

● Envio de cargas da fábrica para o centro de distribuição;
● Envio do fornecedor para o distribuidor (atacado ou varejo);
● Transferência de cargas entre duas ou mais unidades.

Rotas planejadas!

O transporte de carga completa pode seguir uma rota fixa, pois sai da sua origem e vai direto para o destino. Já no caso da carga fracionada, é necessário fazer o planejamento de rotas visando contemplar todos os pontos de atendimento, ao mesmo tempo em que se otimiza os custos do frete, deste modo a carga fracionada pode demorar um pouco mais para chegar ao seu destino e precisa ser transportada por uma distribuidora que possua a conduta intensiva de verificação de rota, caso contrário a carga pode ser perdida ou extraviada.

Segurança em todas as etapas

O transporte fracionado possuí menos segurança para as cargas, devido a quantidade de etapas em que a carga fica sujeita antes de chegar ao destino, mas a carga completa precisa ser transportada por uma equipe qualificada, caso contrário a mesma pode sofrer avarias nas estradas. Por isso, a segurança deve ser verificada em todas as etapas antes de confiar qualquer produto.

Entender as diferenças entre a carga completa e a fraciona é fundamental para otimizar as rotinas e os custos logísticos, pois cada um atende a diferentes necessidades e possuí suas particularidades entre si. Gostou? Então, vem conhecer um pouco mais da Global e faça já seu orçamento!

VOLTAR